Viver junto

O “tema do dia” hoje girou em torno da rotina coletiva – tanto pela reportagem de capa do Vida & Arte (que trazia um pouco sobre as casas de alguns artistas cearenses dispostos a se integrar numa existência de bom convívio entre amigos e vizinhos) quanto pelo filme Et si on vivait tous ensemble, que pude ver, numa sessão da hora do almoço (e por que as boas películas sempre ficam esmagadas nos horários infames, enquanto há grande oferta de horários para os filmes de ação-massificada?).

O filme é divertido e comovente. Ao propor uma vida coletiva entre parceiros idosos que preferem a companhia uns dos outros à frieza profissional e degradante num asilo, a história posiciona o tema da solidão no que ele tem de mais profundo, reafirmando uma ideia que eu já trazia comigo, a respeito da identidade agregada à geração. Apesar do inevitável (e, em muitos casos, sadio) convívio que podemos ter com pessoas de faixas etárias diferentes, em geral sentimos que o nosso pertencimento se acopla à realidade dos nossos amigos – muito mais do que à vida de nossos pais, por exemplo – porque somos da mesma geração. Daí porque a sensação de velhice se inicia quando os nossos companheiros começam a morrer; é o marco temporal se aproximando. E, numa perspectiva bem racional da situação a que todos estamos condenados, talvez seja eficiente pensar que a melhor companhia para os velhos são outros velhos. Juntos, eles não devem se sentir tão pessimistas ou frágeis quanto na presença de jovens. Estes jamais poderão compreendê-los, pelo simples fato de que a experiência de uma longa idade ainda lhes é impossível, física e emocionalmente.

Felizes e sábios, os que percebem a necessária riqueza dos amigos. Mesmo que não vivamos todos juntos (por enquanto), a presença deles é a melhor maneira para escapar de si.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s