As formas plenas

Está em cartaz, no Palácio da Abolição, a exposição Luz, do Sérvulo Esmeraldo. No último domingo, tive a chance de vê-la com a presença do artista e de Dodora Guimarães, que nos levou a uma visita guiada. As peças que ficam ao ar livre, em especial Les feiulles mortes, são de uma delicadeza surpreendente, com a integração perfeita do aço à grama. Os cubos, os trapézios e as outras formas trefiladas criam possibilidades geométricas e desenhos de sombra no pátio – e a gente fica com vontade de voltar ali de noite, para ver as novidades que a luz dos refletores deve criar. Entretanto, essa é uma missão impossível diante do pesado esquema de segurança do espaço: certa funcionária daquele domingo, por exemplo, deixava claro (por sua fisionomia irritada) que a presença da arte num lugar de gestão política lhe parecia algo inconcebível. Os visitantes a estressavam como se fossem vândalos em potencial, e sua grande preocupação era fechar as portas de vidro antes das cinco da tarde, para encerrar a mostra. Imaginem então que um inocente tentasse penetrar nos jardins do Palácio sob o pretexto de ver as sombras das obras do Sérvulo, à meia-noite… Era prisão na certa, sob acusação de terrorismo!

Mas voltando às peças (que são o que interessa) também me encantaram aquelas dos espaços internos. Feixes, contorções, jogos de espelho e polimento estão ao lado de construções sólidas, compactas – as formas plenas, conforme Dodora citou. São peças cheias, com o aço imitando madeira, fazendo-se objeto e estátua a um só tempo, embora penduradas na parede.

Esta é uma exposição para se ver devagar, pensando nos mecanismos dos gestos e dos materiais, na brincadeira séria que o artista faz com os elementos de seu ofício.

Les Feuilles MortesSérvulo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s