Imagine essa turma junta

Um trecho do livro Conversas com Picasso, do fotógrafo Brassaï, quando se comenta a respeito da peça teatral O desejo pego pelo rabo, do pintor espanhol, e a leitura pública que reuniu alguns dos maiores gênios daquele século. Imagine essa turma junta, compartilhando surrealidades:

“Esse divertimento Picasso o escreveu em Royan em quatro dias – de 14 a 17 de janeiro de 1941 –, num caderno de escola. Deixou vagabundear seu espírito segundo a ‘escrita automática’, o transe verbal dando livre curso a sonhos, obsessões, desejos inconfessados, encontros bizarros de ideias e de palavras, de banalidades cotidianas e de absurdos. O humor e o inesgotável espírito inventivo de Picasso manifestam-se ali em estado puro. Tudo o que o preocupava durante aqueles dias de uniformidade em Royan – o inverno rude, a ocupação alemã, as privações, o isolamento, a desconfiança, os prazeres da cama e da mesa – são os motores que animam seus personagens burlescos: o Pé Grande, a Cebola, a Torta etc.

(…)

“A ideia dessa representação, ou melhor, leitura pública, veio de Michel Leiris, acho eu. Ele confiou sua ‘direção’ a um homem de teatro: Albert Camus. Foi a este último que coube a tarefa de descrever os cenários, de anunciar os atos e de apresentar os protagonistas. Ele o fez munido de um bastão que deu as três batidas… Leiris interpretou o Pé Grande; Raymond Queneau, a Cebola; Jean-Paul Sartre, a Ponta Redonda; Georges Hugnet, a Angústia gorda; Jean Aubier, as Cortinas; Jacques-Laurent Bost, o Silêncio. A bela atriz Zanie de Campan, Louise Leiris, Dora Maar e Simone de Beauvoir dividiam os papéis femininos: a Torta, os dois Totós, a Angústia magra e sua Prima.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s