Lucian – gravuras e fotos

          Não foi dessa vez que estive numa sala com as gigantescas pinturas do “humanismo incômodo” de Lucian Freud – mas a exposição de suas gravuras, no Masp, ainda assim foi sublime. Na sequência de águas-fortes, a gente aprende que não havia mistérios do corpo para esse artista, e seus modelos se expõem, abertos e entregues à pose que ele exige. As hachuras em novelo criam minúcias de pele e ruga – milagrosamente, o PB não lhes tira o estilo: a carne ainda palpita, bem ao jeito de Lucian Freud, e os olhos de todos são penetrantes, furam a tela, vêm para perto de nós.

         De pintura mesmo, o retrato de Kitty Garman, que foi sua esposa na década de 1940, merece destaque. Ainda não tem o traço inconfundível, com as marcas de volume freudianas; parece um Rousseau estranho, mas bem menos naïf, com uma textura no veludo e um mistério de horror nas pupilas. Outros quadros se veem através das fotografias – os cliques íntimos de David Dawson, que mostrou Lucian na intimidade: fazendo a barba, com o creme na ponta de um pincel, ou pintando, principalmente, dentro de um ateliê com paredes escamosas de tinta, como se fossem cascos submersos há tempo. Tudo era paleta para Lucian, e os modelos posavam em meio ao caos: igualmente o neto Albie e o galgo Eli, além das inúmeras mulheres e dos homens, amantes desnudos.

         “Trabalhando à noite” (2005) é talvez a foto mais bela. O artista surge como um xamã, um pano preso no cinto, nu da cintura para cima, velho e poderoso. Na maioria das imagens, ele não olha para a câmera; quando a encara, é com uma expressão surpresa ou quase raivosa. Fiquei a pensar nas concessões que fez a Dawson, em nome de seu relacionamento, para deixar-se fotografar assim. Mas deve ter havido momentos divertidos, como quando Lucian, na foto, pinta a rainha Elizabeth, num quadro ironicamente diminuto.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s