Fotos gloriosas

O meu hábito de tirar livros por impulso, em bibliotecas, continua a trazer bons resultados. Dessa vez, conheci a arte de Arthur Omar, pelo título O zen e a arte gloriosa da fotografia. A obra se concentra numa exposição específica, de retratos (ou de “paisagens de rostos”, como o autor prefere): “Antropologia da face gloriosa”. As fotos são impactantes, e é interessantíssimo ler a respeito de seu processo de revelação etc. Mas o melhor do livro são as reflexões sobre arte. Pinço alguns momentos aqui:

“Há uma atitude física do fotógrafo, uma maneira corporal de estar presente numa situação como fotógrafo. (…) A câmera fotográfica talvez seja como uma máscara negra. Vai colada ao rosto. É um dos poucos instrumentos artísticos que toca o rosto, ou que, digamos, sensibiliza o rosto, assim como o pincel sensibilizaria a mão, e a bola sensibilizaria os pés.”

“A arte é um jogo complexo de Acaso e Ordem, não necessariamente nesta ordem. É preciso descobrir a hora certa da Ordem. Mas não há uma ordem que nos diga qual é o momento de recorrer ao Acaso. A Ordem é rápida, expedita, mas temos que ser lentos diante dela. O Acaso é lento, exasperante, mas temos que ser rápidos diante dele. Em arte, temos que ser sempre dois ao mesmo tempo.”

“Muitas vezes, a fotografia é isso, um abismo iluminado. Em fotografia, o que mais me atrai, em geral, são imagens de personagens de olhos fechados, ou olhos tão baixos que não conseguimos ver sua expressão. O abismo se torna algo indicado, interior, e todos os elementos convergem por sucção, ou por implosão delicada, para o que estaria sendo velado na massa cinzenta daquele ser.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s