Render-se à língua

Lindo trecho de uma entrevista do Gonçalo M. Tavares:

“O fato de escrever numa língua marca tudo. Uma língua não é um objeto, não é uma caneta, uma faca – uma língua não é algo exterior ao corpo, não é algo que se possa pousar numa mesa. A língua portuguesa, nesse caso, faz parte do meu organismo, desde que me conheço. Começamos a comer e a ouvir uma língua logo no primeiro dia, ou antes do primeiro dia. Esse contato com os sons primeiros de uma língua, esse contato pré-natal tem conseqüências para toda a vida. Eu sou português desde o início ao fim do meu organismo, não há nada a fazer. Bem, posso querer viajar muito, aprender a língua mais afastada, apaixonar-me por completo por outra cultura ou país, mas não há nada a fazer. Tudo já foi decidido logo no início. Quando caminho ou penso, está lá a língua. Penso com os sons que ouvi desde bebê, com o ritmo mental que a sonoridade da língua tem. E, portanto, eu diria que, no limite, tudo o que fazemos, não apenas escrever e falar, tem a marca da nossa cultura e da nossa língua. Eu ando em português, como em português, durmo em português. Não adianta correr. Nem fugir. Correrei e fugirei sempre em português.”

(TAVARES, Gonçalo M. In: O livro das palavras. São Paulo: Leya, 2013, p.115)

Deixe uma resposta

