A perna esculpida

Uma curiosidade sobre o Dr. Atl: na postagem anterior, mencionei que ele havia perdido a perna direita num acidente – e o fato pode ser confirmado em retratos e também num vídeo (onde ficamos sabendo que o pintor mandou fazer um andaime mecânico, com o qual podia trabalhar comodamente, apesar da deficiência física). Entretanto, alguém poderá estranhar o fato de a escultura na Rotonda mostrar uma perna diferente faltando, ou seja, a esquerda: pude comprovar isso até mesmo antes de chegar ao ponto turístico ao lado da Catedral de Guadalajara: em visita à Casa López Portillo, eu tinha encontrado a pequena estátua feita por Miguel Miramontes, certamente um estudo para a obra da Rotonda. Ambas trazem o idêntico erro, com a troca das pernas, a ausente pela esculpida.

Dr Atl

escultura Dr. Atl

Talvez o próprio Dr. Atl (a julgar pela risada súbita que explode no seu vídeo) se agradasse do equívoco que entrou para a posteridade. No caso de Orozco, que tinha perdido a mão esquerda na infância, isso não aconteceu: mas mesmo assim, sua escultura na Rotonda romantiza um pouco o defeito, e quem não sabe da história pode pensar que ele apenas segura um lenço amarfanhado.

Por sinal, se lembrarmos que a celebrada Frida foi outra a sofrer um acidente medonho, já temos aí três grandes pintores mexicanos do século XX marcados com mutilações – o que talvez dê o que pensar aos que gostam de associar arte a sofrimento físico…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s