Hospício Cabañas

Não à toa, este lugar é um Patrimônio Mundial. Hoje funcionando como um museu, talvez o mais famoso de Jalisco, seus pátios e salas ainda conservam a atmosfera do orfanato de anos atrás. Um dos guias, após me explicar todos os detalhes do Hombre en Llamas de Orozco, passou a me mostrar fotos de antigamente e, numa delas, assinalou a garotinha que morreu e, segundo alguns, ainda rodeia fantasmagoricamente o local. Aliás, cerca de 19 crianças tiveram fim trágico por ali, na mão de freiras severas, que as castigavam com privação de alimento.

Cabañas

O próprio afresco de Orozco, com seus painéis tão dramáticos, reforça a morbidade – mas nem tudo é terrível por ali. Ou é um terrível estético, que passa a ser diferente do trivial. Afinal, basta descobrir (sempre com a ajuda do excelente guia) que o cavalo de duas cabeças, pintado no teto, cria uma ilusão de perspectiva e nos olha de direções contrárias, conforme caminhamos: aqui começou a diversão. E o Homem de Fogo, na profundidade de sua abóbada, é um autorretrato do pintor, com sua mão esquerda ausente. Esta figura também roda; experimente andar debaixo da pintura, no sentido horário, olhando para cima: o Homem se movimenta magicamente!

O cavalo de duas cabeças

O cavalo de duas cabeças

Em meio a tantas figuras do mundo pré-hispânico, com seus rituais sangrentos e extremistas, é um alívio saber que o artista também inseriu leveza na obra (e aliás, isso combinava bastante com seu temperamento; Orozco, pelo visto, era muito bem humorado; voltarei a isso em postagem posterior). Além de tudo, reconhecemos, na composição, as figuras dos quatro elementos em seus amigos travestidos – além dele próprio como o Homem de Fogo, está ali o Dr.Atl, como a água, claro; Siqueiros como o vento, e Rivera como a terra. Não é sempre que se vê um grupo tão valioso – o que é mais um argumento para aqueles que criticam a presença biográfica na arte. Ao contrário, encontrar estes rastros de vida é das melhores surpresas que um público pode ter!

Hombre en Llamas

O Homem de Fogo e seus companheiros artistas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s