Julio para a(r)mar

Eu teria terminado 2014 frustrada por não ter ido à Argentina no ano do centenário de Cortázar – mas aí dezembro me trouxe a ótima surpresa de encontrar uma exposição linda, perfeita, sobre ele, no Musa de Guadalajara. “Cortázar para armar” era tudo o que uma fã queria: vitrines cheias com objetos pessoais do autor, com as primeiras edições de seus livros, fotos inéditas, vídeos, gravações da voz dele lendo capítulos de Rayuela… e as salas se organizavam por fragmentos temáticos, deixando espaço para o acaso, a surpresa durante a visita. Mais uma vez, os museus mexicanos me fizeram feliz – e pego carona neste ânimo para embevecer o leitor com algumas fotos e palavras.

Julio estudante

Uma rara imagem de Cortázar nos tempos de estudante

“La razón solo nos sirve para disecar la realidad en la calma, o analizar sus futuras tormentas, nunca para resolver una crisis instantánea. ” (Rayuela)

Aurora Bernárdez e Julio no dia de sua boda - 22/08/53

Aurora Bernárdez e Julio no dia de sua boda – 22/08/53

“Caminar por París significa avanzar hacia mí.”

Possivelmente o último retrato dele - deixando Buenos Aires, em 1983.

Possivelmente o último retrato dele – deixando Buenos Aires, em 1983

“Pero habría que vivir de otra manera. ¿ Y qué quiere decir vivir de otra manera? Quizá vivir absurdamente para acabar con el absurdo, tirarse en sí mismo con tal violencia que el salto acabara en los brazos de otro.” (Rayuela)

A respeito do fragmento acima, pode interessar aos aficionados saber que foi feito um espetáculo de tango eletrônico chamado justamente ¿Donde saltarás? E, sobre o escritor, veja-se ainda o filme Cortázar – apuntes para un documental (2002), do diretor Eduardo Montes Bradley.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s