Anjos de Giotto (por Proust)

Ler Proust traz sempre um espanto de múltiplos sabores – reflexões sobre as emoções e a arte são postas com uma argúcia incandescente, daquelas que fazem a gente parar e sorrir, porque há de tudo neste pensamento: inteligência, humor, melancolia. É algo muito parecido com o que se tem na prosa de Machado de Assis!

Vejam este trecho primoroso sobre a Arena de Giotto, em Pádua. E, caso se interessem por ver mais relações do texto proustiano com as artes visuais, recomendo este blog, Le fou de Proust, que me trouxe outros ótimos diálogos.

“Neste céu transposto para a pedra azulada, voavam anjos que eu via pela primeira vez, pois o Sr. Swann só me dera reproduções dos Vícios e Virtudes, e não dos afrescos que recompõem a história de Cristo e da Virgem Maria. Pois bem, no voo dos anjos reencontrei a mesma impressão de ação efetiva, literalmente real, que me haviam dado os gestos da Caridade ou da Inveja. Com todo o fervor celeste ou, pelo menos, na sabedoria e aplicação infantis com que juntam as mãozinhas, os anjos são representados na Arena, porém como voláteis de uma espécie particular que de fato haja existido, devendo ter figurado na história natural dos tempos bíblicos e evangélicos. São criaturinhas que não cessam de voltear diante dos santos quando estes passeiam; sempre existem alguns largados acima deles, e, como são criaturas reais e efetivamente voadoras, vemo-las se elevar, descrever curvas, executar loopings com a maior facilidade, arremessando-se contra o solo de cabeça para baixo, a poder de asas que lhes permitem manterem-se em posições contrárias às leis da gravidade; e lembram muito mais uma variedade extinta de pássaros, ou jovens alunos de Garros exercitando-se em voo planado, do que anjos da arte da Renascença e das épocas seguintes, cujas asas não são mais que emblemas e cuja atitude em geral é a mesma das personagens celestes que não voam.” (Proust. A fugitiva, p.490)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s