BAL

Acabei de conhecer uma parte do BAL (Museu de Belas Artes de Liège), dedicada a uma expo intitulada “Jeu de miroirs”, sobre diálogos e intertextualidades entre quadros. A relação em si, entre os temas e as figurações, não foi o que mais me interessou, confesso. Mas a possibilidade de ver certas obras – que eu nunca tinha visto sequer em livros – me trouxe várias reflexões. Este quadro de Picasso, por exemplo, da fase azul:

Picasso

É uma obra inacabada, mas que a distância me fez pensar no Douanier Rousseau, pela postura dos personagens. Não por acaso: Picasso já buscava o primitivismo, já fugia do figurativismo “perfeito”, realista. E, olhando melhor, esse retrato da família Sollier, de 1903, parece anunciar a proposta que cinco anos mais tarde criaria o impacto das Demoiselles d’Avignon… Lição imediata – não se deve fugir dos propósitos, mas aprofundá-los, sempre.

Outro encanto da visita foi deparar com um Paul Delvaux (o primeiro que encontrei foi num afresco do Aquarium, dias atrás – mas depois voltarei a esse tema). Reconhecível por suas estranhas mulheres de olhos bizantinos, nesse quadro o artista brinca com um assunto bem caro a Magritte: a questão que ronda palavras e imagens. Observem o personagem com o jornal:

L'homme de la rue, 1940

L’homme de la rue, 1940

Finalmente, outro quadro que me chamou a atenção foi este, de Louis Tytgadt, Le petit béginage à Gand, de 1886. Não somente a cena é linda, muito bem construída, mas o tema vem a calhar. Há poucos dias minha orientadora me disse: “Il faut connaître les béginages”, e eu pretendo fazer isso o mais rápido possível.

beginage

Deixe uma resposta

