Leituras chez moi

Aqui em Liège, logo que me mudei para um quarto na casa de Marie Cécile, em frente à linda igreja de Saint Denis, fiquei muito satisfeita por encontrar um ambiente artístico, cheio de gravuras, esculturas, quadros (no primeiro andar, inclusive, existe o ateliê de um pintor misterioso, que deve expor em breve no Grand Curtius) etc. Há por aqui verdadeiras instalações, sobre as quais silencio para não expor segredos de famílias belgas – mas sobre os livros, ah, sim, esses merecem comentários detalhados! A biblioteca se espalha por vários redutos, exatamente como na minha casa em Fortaleza. Os livros são encontrados em todos os aposentos, e meu quarto não poderia ser uma exceção. Aqui reina o ecletismo: em meio a policiais e clássicos de aventura de Conrad, encontro O livro tibetano da vida e da morte e três obras que parecem ter sido selecionadas especialmente pela dona da casa (pois estavam em destaque): um guia da Molvanie, um romance intitulado Les cerfs-volants de Kaboul e um relato intrigante, Voyageurs excentriques. Obviamente me ponho a folhear este último, embora cheia de remorso, já que uma pilha de livros sobre semiótica exige minha prioridade – e eis que encontro essa passagem feliz, sobre um tal James Holman: “L’intéressant est que, s’il n’avait pas été complètement aveugle, il n’eût jamais ressenti le besoin d’embarquer pour ses improbables voyages. Le voyage était un moyen de légitimer son existence. Cela valait bien la peine de pousser les choses à l’extrême.” (p.5) Ora, mesmo sem jamais ter ouvido falar nesse personagem histórico, alegro-me por notar que Laila, no meu Turismo para cegos faz exatamente como ele. Ela legitima sua existência através das viagens. E também leva as coisas ao seu extremo.

O que todos nós, penso, deveríamos experimentar.

20150904_185616_resized

Deixe uma resposta

