O Portugal de Pedrosa

Vida de pesquisadora na Bélgica é assim: a gente passa o dia às voltas com leituras teóricas e depois, para relaxar, basta entrar de novo na biblioteca, rumo à farta seção das histórias em quadrinho! Desde que estou em Liège, já perdi a conta de quantos volumes de bande dessinée emprestei dos Chiroux – e a cada visita deixo sempre vários exemplares cobiçáveis para a ocasião seguinte. Não somente os quadrinhos me divertem, fazem aquela boa varredura em todo o peso mental e servem muitíssimo para melhorar o meu francês familier – mas principalmente, eles me dão o lado artístico do traço, da cor, da composição que tantas vezes exibe soluções engenhosas!

Nesta semana, eu me lembrei do Miquelanxo Prado, um galego que me conquistou pelo seu Quotidiano delirante, muitos anos atrás. Busquei algo dele nos Chiroux, mas encontrei apenas o seu Tangências (aqui traduzido como Venin de femmes), que já me parecia repetitivo e melancólico. Entretanto, devido a essa procura, e graças às leis alfabéticas, Prado me fez topar com Pedrosa, no seu projeto gigante, intitulado Portugal. Ora, como eu estava especialmente faminta por referências ao Brasil (ou a países que se misturaram de maneira tão forte com ele), é claro que levei a novidade para casa. E não larguei. Cyrill Pedrosa, francês filho de portugueses, põe fortes doses autobiográficas no seu álbum – a ponto de por muitas páginas irritar, pela atitude blasée do seu alter ego. Mas o incrível realismo dos diálogos, dos vícios e trejeitos das pessoas, é contrabalançado pelo desenho caricaturesco, que salva toda a história e lhe dá leveza e sentido. Poucos quadrinistas que conheço conseguem tamanha harmonia ao lidar com ingredientes opostos! Portanto, palmas para Pedrosa – e seguirei agora querendo mais da sua obra.

Pedrosa

Deixe uma resposta

