Louvain, Leuven

O último dos meus passeios, nessa temporada belga que vai se encerrando, foi para conhecer Leuven, também chamada de Louvain-la-vieille pelos francófonos. Se existe uma cidade universitária na plena acepção de seu termo, é esta. Eu me senti perfeitamente acolhida e feliz, ao andar pelo centro, entre tantos prédios históricos e importantíssimos para o conhecimento – como é o caso do College van Premonstreit, em que trabalhou Georges Lemaître, pai da teoria do Big Bang. Aliás, é de se reconhecer como este estudioso, que além de padre foi astrônomo, cosmólogo e físico, serve de exemplo para as pessoas que acham que religião e ciência são inconciliáveis. Mas o seu caso não é isolado; em Leuven, os espaços católicos se confundem com os refúgios acadêmicos – e vice-versa. Em todos os ambientes há menções a escolas, estudo – há um hotel chamado “Professor” e uma pizzaria “Filosofia”. E, ponto resumitivo, a biblioteca fica em espaço de honra, imponente e majestosa (como deve ser!). Tudo bem que esse besouro empalado fica meio avulso na paisagem – ainda que possa ser uma referência sinistra ao Kafka. Mas tentemos nos concentrar na beleza do edifício (e nas maravilhas que ele contém):

biblio

Para além disso, Leuven, com seu Jardim Botânico, fez com que eu descobrisse um tipo de sacralidade no silêncio da natureza. No Grande Béguinage, viajei pelo tempo, recuperando a existência dessas mulheres que, se serem religiosas, decidiram levar uma vida comunitária, de estudo e paz.

begui

O hôtel de ville e a igreja de Saint Pierre são monumentos góticos esplendorosos, como nunca antes tinha visto – e o ideal foi estar ali num domingo, com as ruas desertas, o rebuliço do comércio bem longe, e o carnaval… o que é mesmo isso?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s